Linha do tempo

Seguindo a data da publicação original, indicada ao lado do título, apresentamos as obras de István Mészáros com um breve resumo [Em construção]

  • Sátira e realidade (1955)

    Lançado na Húngria em 1955 sem tradução para o português, a obra "Szatíra és valóság" ("Sátira e realidade" em tradução livre) é resultado da tese de doutorado de István Mészáros, orientado por György Lukács.

  • A revolta dos intelectuais na HungrIa (1958)

    Título do lançamento original em italiano, "La rivolta degli intellettuali in Ungheria: dai dibattiti su Lukács e su Tibor Déry al Circolo Petöfi".

    A obra trata dos acontecimentos que precederam o levante de 1956 na Hungria em que Mészáros esteve diretamente envolvido e introduz temas que serão discutidos de forma aprofundada ao longo de sua obra.

    Lançamento no Brasil em 2018 pela Boitempo editorial.

  • Attila József e l'arte moderna (1964)

    Livro ainda não lançado no Brasil, trata da obra de uma das principais referências para Mészáros desde a juventude, o poeta e militante socialista Attila József, um dos autores mais importantes da literatura húngara.

    Lançamento original em italiano pela Lerici Editori.

  • A teoria da alienação em Marx (1970)

    Lançada em 1970, originalmente em inglês sob o título "Marx's Theory of Alienation", esta obra introduz uma perspectiva mais aprofundada e própria do autor. Ao lado de 'O poder da ideologia' e 'Para além do capital', é considerado um dos principais livros do autor.

    Lançado no Brasil em 1979 pela editora Zahar com o título "Marx, a teoria da alienação" foi relançada pela Boitempo em nova edição em 2006, posteriormente recebeu uma nova tradução pela mesma editora, em uma edição totalmente renovada.

  • Aspects of History and Class Consciousness (1971)

    Com edição de István Mészáros esta coletânea de artigos sobre consciência de classe, publicada originalmente em inglês, não recebeu uma versão em português. Contudo o artigo escrito por Mészáros "Contingent and necessary class conscienceness" é também um dos capítulos do livro Philosophy, Ideology and Social Science: Essays in Negation and Affirmation e assim foi lançado em português sob o título "Consciência de classe necessária e consciência de classe contingente" na versão em português do livro, Filosofia, Ideologia e Ciência Social

  • A necessidade do controle social (1971)

    Este livro, lançado originalmente em inglês como The necessity of social control, reproduz a primeira conferência Isaac Deutscher Memorial, proferida por Mészáros na London Scholl of Economics and Political Science, em 26 de janeiro de 1971, sob o mesmo título. A obra foi lançada em português pela Editora Ensaio mas foi reeditada em 1995 como o capítulo 21 de "Beyond the capital: Toward a Theory of Transition"  sendo republicada em 2002 em português como parte de "Para além do capital: rumo a uma teoria da transição".

  • Neocolonial identity and counter conciousness: essays on cultural decolonisation (1971)

    Em 1971 Mészáros edita e escreve a introdução de um livro de ensaios do autor filipino Renato Constantino. O autor é uma grande referência para Mészáros, tendo influência decisiva no debate sobre colonização, sobre a reprodução ideológica dos interesses dos países imperialistas (Europa ocidental e Estados Unidos) e a taxa de exploração maior em países do chamado "terceiro mundo". Temas que vão aparecer como centrais na discussão posterior sobre igualdade e solidariedade nas relações internacionais para a revolução ao redor do mundo.

  • O conceito de dialética em Lukács (1972)

    Lançado em inglês sob o título "Lukács' concepts of dialetics" aborda o conjunto da obra de György Lukács, considerado por muitos o principal teórico marxista do século XX. Influência central na obra de Mészáros, o  antigo professor e posteriormente amigo e colaborador até a data de sua morte em 1971, desenvolveu uma obra complexa na busca de contribuir para a superação dos desvios teóricos tanto de um marxismo mecanicista quanto da capitulação ideológica de linhas do marxismo ocidental. Nesta linha o conceito de dialética do autor é fundamental, especialmente na busca entre uma mediação entre "ser" e "dever ser", como aponta Mészáros.

    Foi lançado no Brasil em 2013 pela Boitempo Editorial.

  • A obra de Sartre (1979)

    Lançado em inglês sob o título "The Work of Sartre: Search for Freedom", Mészáros trata da obra de Jean-Paul Sartre, um intelectual comprometido com as lutas sociais, apontando os limites da abordagem existencialista do autor sob uma perspectiva materialista, ao mesmo tempo que elogia o seu exemplo e compromisso na busca por uma alternativa ao capitlaismo. O livro foi publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora Ensaio em 1991 e depois relançado em 2012 em uma edição totalmente nova pela Boitempo Editorial.

  • Filosofia, Ideologia e ciência social (1986)

    Lançado em inglês sob o título Philosophy, Ideology and Social Science: Essays in Negation and Affirmation, traz ensaios sobre temas diversos. Importante obra para compreender o pensamento de Mészáros em que aborda temas que nem sempre aparecem de maneira aprofundada em seus livros de maior fôlego. Lançado em português em 2008 pela Boitempo.

  • O Poder da Ideologia (1989)

    Lançado em inglês sob o título The power of ideology é considerada uma das principais obras do autor, foi lançada no Brasil pela primeira vez pela Editora Ensaio e porteriormente relançada em 2004 pela Boitempo Editorial - em 2005 recebeu uma nova edição em inglês.

  • Para além do capital: Rumo a uma teoria da transição (1995)

    Considerada a principal obra de Mészáros foi lançada em 1995 sob o título Beyond Capital: Toward a Theory of Transition. O lançamento em 2002 pela Boitempo Editorial marcou uma nova fase da recepção do autor no Brasil, centrada em eventos promovidos pela Boitempo e uma relação de amizade com Ivana Jinkings, que administra a editora. Esta obra é resultado de uma longa caminhada do autor desde os problemas evidenciados em Revolta dos Intelectuais na Hungria e no esforço em torno do significado para o marxismo de "A teoria de alienação em Marx", obra seminal em que estabelece as bases de seu pensamento com que vai discutir a atualidade e necessidade da revolução socialista.

  • O Século XXI - Socialismo ou barbárie (2001)

    Lançado em inglês sob o título Socialism Or Barbarism: Alternative To Capital's Social Order: From The American Century To The Crossroads. Lançamento no Brasil pela Boitempo Editorial em 2003.

  • A Educação para além do Capital (2005)

    Este livro é a reprodução da conferência proferida por Mészáros por ocasião da abertura do Fórum Mundial da Educação em 2004 na cidade de Porto Alegre. A obra foi lançada pela Boitempo Editorial em 2005.

  • O desafio e o fardo do tempo histórico: O socialismo no século XXI (2007)

    Lançado em inglês como The Challenge and Burden of Historical Time: Socialism in the Twenty-First Century. Por esta obra, o autor recebeu o prêmio Libertador ao pensamento de 2008, entregue em 2009 num evento que destaca o apoio do autor ao movimento bolivariano na Venezuela. A obra foi lançada pela Boitempo Editorial em 2007.

  • A crise estrutural do capital (2009)

    Lançado em inglês como The Structural Crisis of Capital. A obra foi lançada em português no mesmo ano pela Boitempo Editorial.

  • Atualidade histórica da ofensiva socialista: Uma alternativa radical ao sistema parlamentar (2010)

    Lançado em inglês como Historical Actuality of the Socialist Offensive: Alternative to Parliamentarism, a obra foi lançada no mesmo ano em português pela Boitempo Editorial.

  • Estrutura Social e Formas de Consciência v. 1: a determinação social do método(2010)

    Lançado em inglês como Social Structure and Forms of Consciousness, Volume I: The Social Determination of Method, esta obra trata das tendências ideológicas que marcam a teoria daqueles que se identificam com o sistema do capital em uma cuidadosa denúncia de diversas linhas teóricas da academia burguesa. O livro foi lançado no mesmo ano pela Boitempo Editorial.

  • Estrutura Social e Formas de Consciência v.2: dialética da estrutura e da história (2011)

    Lançado em inglês como "Social Structure and Forms of Consciousness, Volume II: The Dialectic of Structure and History", esta obra complementa seu primeiro volume avançando numa direção mais positiva de uma programática popular para as ciências, com destaque na necessidade de que as contradições do sistema não podem ser ficticiamente resolvidas de forma teórica, mas que o problema deve ser enfrentado diretamente na realidade. A tradução da obra ao português foi lançada em 2011 pela Boitempo Editorial.

  • A montanha que devemos conquistar (2014)

    Lançada com o título em inglês The mountain we must conquer: reflections on the State, este livro amplia a abordagem da questão do Estado e da 'crise estrutural da política'. A obra foi lançada em 2014 pela Boitempo Editorial.

  • Para além de Leviatã (2021)

    Obra lançada originalmente pela Boitempo Editorial em português em 2021, configura o primeiro volume de três que abordariam o tema do Estado no qual Mészáros vinha trabalhando quando veio a falecer em 2017. Traz uma importante contribuição para aprofundar questões levantadas pelo autor anteriormente.